Reciprocidade
Reciprocidade refere-se a ideia de troca, podendo ser uma ação positiva respondida por outro positiva ou uma ação negativa por outra negativa.
A reciprocidade é uma característica essencial na amizade e nos relacionamento amorosos, com que cada pessoa deve ser capaz de retribuir os sentimentos de amor e amizade em relação à outra pessoa.
Nos dias de hoje há muitos exemplos de reciprocidade em nossa sociedade. Um dos mais conhecidos é a compra de algo, aonde é trocado moedas em troca de alguma mercadoria. Dentro de um casamento também temos que ter reciprocidade, aonde um homem e uma mulher juntos, precisam se amar um ao outro com a mesma intensidade, pois quando não há a aplicação dessa definição em um relacionamento os sentimentos não fluem de forma acertada.
Com tudo, a reciprocidade nada mais é como a capacidade intelectual através da qual se torna compreensível a relação entre dois ou mais elementos do mundo comum.
Em psicologia social, reciprocidade refere-se a responder uma ação positiva com outra ação positiva, e responder uma ação negativa com outra negativa. Ações recíprocas positivas diferenciam-se de ações altruístas visto que ocorrem somente como decorrência de outras ações positivas e diferenciam-se de uma dádiva social, visto que esta não é concedida na esperança ou expectativa de respostas positivas futuras1 .
Ações recíprocas são importantes para a psicologia social visto que ajudam a explicar a manutenção de normas sociais. Se uma significativa proporção da população interpreta a ruptura de uma norma social por parte de outrem como uma ação hostil e se estas pessoas desejam tomar uma atitude (potencialmente custosa) para punir quem infringiu a regra, isto pode assegurar a manutenção da regra na ausência de sanções formais. O ato de punição pode variar de palavras de rejeição até ao completo ostracismo social.2
Em experimentos com o bem público, economistas comportamentais tem demonstrado que o potencial para ações