Reciclagem e fluxo de energia
1.1 INFORMÁTICA
A Informática nasceu da necessidade de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros e repetitivos, principalmente de cálculo e gerenciamento de informações. O homem é incapaz de processar com a rapidez necessária o grande e complexo universo da informação.
É a ciência que estuda o processamento de informações, sendo que seu principal instrumento é o computador.
1.2 COMPUTADORES
Computador é um dispositivo eletrônico que lê dados, submetendo-os a operações pré-determinadas, fornecendo assim resultados.
O Sistema do computador é composto por duas partes que são o Software e o Hardware, sendo que o software é a parte lógica (programas), e o hardware é a parte física do computador (equipamento).
Assim, o computador é um conjunto de equipamentos eletrônicos (HARDWARE) que necessita ser programado (SOFTWARE) para efetuar operações sobre informações conhecidas e fornecer os resultados desejados.
O conjunto de técnicas e equipamentos de informática, assistido por sistemas de comunicação, é denominado TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
1.3 EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES
Os computadores evoluíram e conforme esta evolução foram classificados em gerações, de acordo com os componentes eletrônicos básicos utilizados.
1ª Geração de computadores (1940-1960)
utilização de válvulas
grande dimensão
Exemplos: ENIAC, Univac I e IBM 704
Os computadores eram verdadeiros monstros eletrônicos que ocupavam muito espaço e consumiam muita energia.
O ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer), tinha 19.000 válvulas e consumia cerca de 200 quilowatts, um absurdo para a época.
2ª Geração de Computadores (1960-1965)
utilização de transistores
redução do tamanho
Exemplos: Univac 80 e IBM 1401
3ª Geração de Computadores (1965-1971)
utilização de CHIP
maior redução do tamanho
Exemplos: Univac 1101 e IBM 360
4ª Geração de Computadores (1971 - hoje)
utilização de MICROCHIP
miniaturização