Gestao do conhecimento
Curso: Ciências Contábeis
Semestre: 1º
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Polo Camapuã-MS ANHAGUERA UNIDERP
Tutora: Amanda Passos Cunha
Professor EAD: Walker Nascimento
ACADÊMICOS:
Noêmia Fernandes Mesquita RA 333410
Tatiana de Arruda Passos RA 330295
Vandelza Chaves de Sousa RA 291879
Elinardo Amorim do Nascimento RA 291878
Fabiano Clecio Ludtke RA 305364
Mônica Paes da Silva RA 330899
1. Introdução
Baseado em pesquisas, procuramos conceituar a gestão do conhecimento e sua importância nas organizações. Sempre levando em consideração que o capital humano é o maior bem que uma empresa pode ter.
Investir em conhecimento é primordial para gerar lucratividade nas organizações.
Empresas inteligentes investem em educação.
Vivemos em uma era em que o domínio de capital e posse de terras deu lugar a bens intangíveis como patentes, royalties, softwares e serviços de consultoria.
2. Gestão do Conhecimento
Podemos definir o conhecimento como um conjunto de informações que o indivíduo obtém ao longo dos anos, através de experiências adquiridas.
“Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidade, que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto à teoria quanto à prática, as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas”. (Probst et ali, 2002, pg. 29)
Segundo Rossatto (2002) a Gestão do Conhecimento é “um processo estratégico continuo e dinâmico que visa gerar o capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento. Deste modo deve fazer parte da estratégia organizacional e ter sua