Reciclagem de matéria e fluxo de energia
Os seres vivos necessitam de energia para manter sua constituição interna, para locomover-se, para crescer, etc. Essa energia provem da alimentação dos seres vivos, que se divide em Autótrofos e Heterótrofos.
Autótrofos- são os seres capazes de sintetizar o próprio alimento. Esse grupo subdivide-se em Quimiossintetizantes, cuja fonte de energia é a oxidação de compostos inorgânicos e os Fotossintetizantes os quais utilizam o sol como fonte de energia.
Heterótrofos- compreende os seres incapazes de sintetizar seu alimento e que se utilizam do alimento sintetizado pelos autótrofos. Entre eles existe um grupo de seres que são os decompositores que se alimentam através do lançamento de enzimas sobre a matéria orgânica morta.
Energia Solar
Toda energia utilizada na terra tem como fonte as radiações do sol. O sol é considerado um gigantesco reator de fusão nuclear com diâmetro aproximadamente 110 vezes maior do que o da terra e de massa 329.400 vezes a do nosso planeta. A energia solar atinge o topo da atmosfera de maneira continua a uma taxa aproximada de 2 cal/cm2/min, além disso observam-se variações sensíveis em locais distintos do planeta uma vez que a radiação é a força motriz da temperatura, evaporação da agua e movimentação de grandes massas de ar e agua.
Reflexão e Absorção
A superfície da terra só recebe as radiações visíveis, uma pequena quantidade de ultravioleta, o infravermelho e ondas de radio, Onde uma pequena parte é utilizada pelos vegetais e potencializada, por meio da fotossíntese. Vários fatores contribuem para a variação de radiação que ocorre entre o inicio da estratosfera e a superfície da terra. As radiações ultravioletas (abaixo de 0,3 μ) são absorvidas pela camada de ozônio, as radiações visíveis e as radiações infravermelhas são, em grande parte, absorvidas nas camadas intermediarias da atmosfera pela poeira e pelo vapor d´agua. Outra parte da energia é refletida pelas nuvens e por outras