reciclagem pet
Curso Técnico em Química
Disciplina: Processos Químicos
Turma: QI 45
Professor: Tarcisio
ABIPET – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DO PET
Acadêmico: Marcio Alves de Sousa
Anápolis – GO, 29 de Setembro de 2014.
1. INTRODUÇÃO
A ABIPET, Associação Brasileira da Indústria do PET, é uma entidade sem fins lucrativos que reúne a cadeia produtiva do setor de PET: fabricantes da resina PET, fabricantes das embalagens de PET e seus recicladores. A Entidade representa cerca de 80% da Indústria do PET no Brasil e é a maior deste segmento em toda a América Latina.
Fundada em 1995, a ABIPET tem como objetivos promover a utilização e reciclagem das embalagens de PET, incentivar o desenvolvimento tecnológico, aplicações para o PET reciclado e divulgar as ações do setor.
Como representante da Indústria de Embalagens de PET, a ABIPET divulga, incentiva e apóia o desenvolvimento de novas aplicações para o PET Reciclado, cumprindo devidamente o papel que cabe à industria na preservação ambiental. Graças a essa atividade, a reciclagem de PET cresceu 16 vezes desde a fundação da entidade, criando todo um novo setor industrial que demanda o PET reciclado como insumo.
2. UM POUQUINHO DE HISTÓRIA
A partir da década de 70 passou-se a produzir garrafas com o composto criado pelos químicos britânicos Whinfield e Dickson, em 1941. A produção das garrafas só foi autorizada depois de longas pesquisas, quando ficou comprovada a “inexistência” de perigos à saúde e ao Meio Ambiente.
A partir dos anos 80, países como o Canadá e os Estados Unidos passaram a coletar tais garrafas, usando-as para fazer enchimentos de almofadas. Começou aí a reciclagem das garrafas PET.
Mas foi somente nos anos 90 que o PET reciclado passou a ser usado novamente em embalagens alimentícias, isso nos EUA.
No Brasil, a cada ano, a quantidade de garrafas plásticas recicladas vem aumentando. Em 1994 apenas