Política e a experiência social
Política, arte de governação de um Estado na gestão dos diferentes interesses das pessoas tendo em vista a harmonia da vida comunitária.
Quais os principais problemas da política?
A política envolve muito mais do que aquilo que se pensa.
A política lida com vários problemas, e tenta encontrar soluções para os mesmos, tendo que, ao mesmo tempo, conciliar os direitos individuais e colectivos dos cidadãos.
Até que ponto será legitimo o poder da Política-Estado sobre as pessoas?
Como este ano já estudei, uma sociedade sem leis, sem uma certa hierarquia, não é uma sociedade justa e harmoniosa. Mas, até que ponto essas leis serão injustas ou não para com as pessoas? Tem de haver um equilíbrio entre o que é pedido e o que é dado aos cidadãos. Tudo isto se começa a definir segundo um conjunto de princípios estruturantes de uma sociedade, pois são esses princípios que determinarão a organização do Estado, a forma ideal de organização de poder, as instituições e as normas necessárias para benefício de toda a sociedade.
Como exemplo de princípios dou os 3 ideais épicos propostos pela Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Estes 3 ideias foram adoptados como os princípios “modelo” nas sociedades democráticas e, em 1948, na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Como será possível justificar a política?
O Homem é um ser social incapaz de viver sozinho, apenas pode viver rodeado dos seus semelhantes. Mas, infelizmente, o homem é um animal egoísta, e por isso, é necessário política, e é necessário um Estado, porque os homens não são bons nem justos. O fim da política, é gerir os conflitos de modo não agressivo, é gerir alianças e outras relações não só entre 2 ou 3 pessoas, mas entre uma sociedade. A política trata-se da arte de viver em conjunto, na mesma Pólis, com pessoas que não somos nós que escolhemos, e pelas quais não temos nenhum sentimento mais forte.
A política trata de