Reciclagem pet
Resumo
Com esse trabalho, visamos buscar e demonstrar o aprendizado sobre a reciclagem PET. Por intermédio de buscas bibliográficas, pesquisas em campo, e entrevistas com profissionais da área, o objetivo do trabalho recorre à discussão sobre a natureza e o alcance da logística para reciclagem PET – Politereftalato de Etileno.
Além disso, buscamos apresentar as vantagens em se reciclar esse tipo de material, com o intuito de apresentar novas tendências, tanto econômicas, quanto a assuntos como consciência e responsabilidade ambiental. Como fundamentação teórico-conceitual, podemos resumir a reciclagem PET como fundamental para diminuição do lixo em aterros sanitários e melhoria nos processos de decomposição de matérias orgânicas nos mesmos. O PET acaba por prejudicar a decomposição pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos. Podemos ainda citar a economia de petróleo, pois o plástico é um derivado, assim como a economia em se propor a extinção de uma nova produção de plástico. Por fim, discutiremos a logística reversa, atualmente difundida entre os profissionais do assunto.
Palavras-chave
PET, tendências, responsabilidade ambiental, petróleo, plástico, logística reversa.
INTRODUÇÃO
A fibra têxtil feita de garrafa PET reciclada é o mesmo que poliéster reciclado. Na produção (transformação) do poliéster reciclado utiliza-se 30% da energia utilizada na produção da fibra virgem, ou seja, além da própria reciclagem que contribui para reduzir o lixo no meio-ambiente, a economia no uso de energia também é um ativo ambiental desse produto.
Em média, para se confeccionar uma camiseta, utiliza-se uma quantidade de fibra reciclada que corresponde a duas garrafas PET.
As etapas do processo até chegar na camiseta, basicamente, são:
CADEIA DIRETA CADEIA REVERSA
1) Extração do petróleo 6) Uso pelo consumidor
2) Processo de refinamento