Pedagogia
O presente trabalho pesquisa e conhecer a vida e as obras de um artista nas Artes Visuais, eu particularmente aprecio todas as formas de arte, pois sou musico e já fiz teatro, também sou grafiteiro há muitos anos em minha cidade, mas como o nosso trabalho é voltado às Artes Visuais vou falar sobre uns grafiteiros bem famosos no ramo desse movimento.
Através dos tempos o grafite e a educação tem andado juntos e ajudado na formação do individuo, ajudado também a sociedade, pois tira o foco dos alunos para as coisas ilícitas, como a pichação, que é o famoso “vandalismo”.
Neste portfólio queria falar um pouco mais sobre esse tipo de arte, quando surgiu e quando chegou ao Brasil, eu acho que até rimou (risos). Grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social.
No Brasil, o grafite chegou ao final dos anos 1970, em São Paulo. Hoje o estilo desenvolvido pelos brasileiros é reconhecido entre os melhores do mundo.
O movimento apareceu quando um grupo de jovens começou a fazer desenhos nas paredes da cidade, ao invés de apenas escrever. É considerado por muitos como um ato de vandalismo, por sujar as paredes. Nesse caso são chamados de pichação, vistas apenas como diversão para provocar as pessoas.
As primeiras expressões apareceram nos muros de Paris em maio de 1968, com a revolução contracultural. O grafite está ligado a movimentos com hip-hop.
A tinta usada pelos os grafiteiros é o spray em lata. O látex é aplicado sobre mascaras vazadas. A arte urbana do grafite mesclada com folclore e histórias populares em grandes intervenções urbanas: é assim que