Reciclagem no setor industrial
F. Alexandro; L. Pamela
INTRODUÇÃO
Com a ameaça da escassez dos recursos naturais, vêm-se buscando alternativas para um desenvolvimento sustentável. A preocupação com os problemas ambientais aparece como um elemento importante a respeito do crescimento material e econômico e da qualidade de vida. A busca da sustentabilidade pode ser entendida como a capacidade das gerações presentes alcançarem suas necessidades, sem comprometer a capacidade das gerações futuras também fazê-lo.
OBJETIVOS Indicar os métodos utilizados pelas empresas para ter um menor gasto de matéria prima.
METODOLOGIA
Pesquisa Bibliográfica
RESULTADOS E DISCUSSÃO Sustentabilidade pode ser entendida como um conceito que depende da escala de tempo e de espaço, e, segundo COSTANZA (1991), é a relação harmônica entre sistemas econômicos e sistemas ecológicos maiores, sendo ambos dinâmicos.
Um Sistema de Gestão Ambiental pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma empresa, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente e ainda tendo lucro para a empresa. Para iniciar o planejamento do sistema é necessário avaliar como se encontra a organização. Exemplo: Uma indústria de couro pode diminuir seu gasto com matéria prima reutilizando o material que sobra do seu setor de produção, recebendo também o certificado de empresa ecologicamente correta, tendo mais prestigio com seus consumidores. Constatando melhorias para a empresa levaria a mesma a buscar outros meios de reciclagem para melhorar cada vez mais.
Hoje em dia a reciclagem está se tornando um ótimo negócio.
CONCLUSÕES
Para obter um maior lucro a empresa deve buscar meios de produzir mais com a mesma quantidade de matéria prima.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVES, S.M & OLIVEIRA, J.F.G., 2007. Adequação ambiental dos processos usinagem utilizando Produção mais Limpa como estratégia de