Reciclagem de garrafa PET
Devido a minimizar os grandes impactos ambientais causados pelo homem no meio ambiente, a sociedade está a cada dia buscando novas técnicas e métodos de processos que venham a reciclar a maior variedade e quantidade de material possível, a reciclagem de Poli tereftalato de Etileno (PET) é de suma importância neste cenário nacional e mundial.
Baseia-se no axioma “Tudo o que é novo tem algo de velho”. A reciclagem pressupõe a reutilização, o reuso, a volta ao que era antes. A Certamente é um dos pressupostos do conceito do desenvolvimento sustentável, que por sua vez, está hoje embasado nas dimensões econômicas, sociais, ecológicas e culturais do progresso humano.
A forte interdependência das diferentes dimensões da sustentabilidade não somente é uma característica do conceito, mas, muitas vezes, também pode explicar porque é muito difícil para os povos e as nações modernas atingirem esse patamar mais avançado de desenvolvimento humano.
Pode-se dizer que os últimos dez anos constituíram-se em um período histórico para a reciclagem ambiental no Brasil. Houve, nesse período, uma mudança de paradigma no país em relação à reciclagem de materiais. No início dos anos 90, a reciclagem ambiental simplesmente não estava na agenda dos principais agentes políticos, econômicos e sociais dessa nação. Essa era uma situação de grande atraso, principalmente tendo em vista o avanço que os países industrializados fizeram nesse setor ao longo das últimas décadas, principalmente os países europeus.
O que aconteceu para que houvesse essa mudança? A crescente degradação do meio ambiente certamente contribuiu para que essa nova postura se implantasse no país. Houve também consideráveis avanços no campo da legislação e, ainda, os sistemas de gestão ambiental nas empresas, principalmente aqueles decorrentes do processo de certificação ambiental (norma ISO14001) certamente também contribuíram para essa mudança de postura.
A pergunta que se coloca nesse momento é a