Reciclagem de garrafas pet
O plástico é um dos produtos mais utilizados na sociedade atual. Ao ser descartado por pessoas e empresas pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento. Pet é Polietileno Tereftalato um tipo de plástico muito utilizado na fabricação de garrafas e de alguns tipos de tecidos. Uma das grandes vantagens do Pet é que ele pode ser reprocessado várias vezes, facilitando e favorecendo seu processo de reciclagem e uso contínuo na cadeia produtiva.
Aproximadamente em 1988 surgiu à garrafa descartável feita com pet, ela surgiu para substituir as garrafas de vidro e trazer alguns benefícios ao consumidor, assim trazendo algumas vantagens como também alguns desafios de sua reciclagem, pois 200 mil toneladas das 400 mil produzidas são recicláveis já o restante são jogados em aterros sanitários, rios, lagos solo, matas e em lugares incorretos o que dificulta mais ainda, pois esse material demoram mais de 100 anos para se decompor e acabam prejudicando a natureza e ao meio ambiente.
A embalagem quando é reciclada tem inúmeras vantagens sobre outras embalagens como redução de volume de lixo nos aterros sanitários, economia no consumo de energia, no consumo de água, benefícios sociais, economia de petróleo, redução nos preços dos produtos que tem embalagens recicláveis, gera empregos para catadores de lixo reciclável e também para empresas que utilizam o processo de reciclagem.
A RECICLAGEM DE GARRAFAS PET PASSA PELOS SEGUINTES PROCESSOS:
O Pet pode ser reciclado através de três formas: energética, química ou mecanicamente.
• Na reciclagem energética, o plástico é queimado e a energia resultante da queima pode ser utilizada em usinas termelétricas, na alimentação de caldeiras e em alto-forno.
• Na reciclagem química, o polímero é despolimerizado ou degradado a produtos de baixo peso molecular.
• O processo mecânico de reciclagem constitui-se basicamente de lavagem, moagem,