Recensão História de Roma
Título: História de Roma
Autor: Pierre Grimal
Tradução: Maria Leonor Loureiro
Editora Unesp
São Paulo, 2011
Recensão Crítica:
História de Roma, de Pierre Grimal, conta a história da Roma Antiga desde a sua mítica fundação à decadência do Império romano. Começando pelo fratricídio originário da cidade, o livro passa pelo tempo dos reis em Roma, pelo período da República e pela ascensão do Império e, ao longo da obra, Grimal dá-nos a conhecer a prosperidade, as conquistas, as derrotas, os episódios e as personagens mais influentes.
Pierre Grimal apresenta neste livro um breve resumo da história de Roma. A obra está dividida em 11 capítulos que, como referido atrás, englobam o período desde a fundação da cidade à passagem da capital do Império para Constantinopla. Os dois primeiros capítulos, analisados a seguir, contam a história de Remo e Rómulo, os fundadores de Roma, os confrontos com as províncias vizinhas e os primeiros reinados.
O primeiro capítulo começa com uma breve descrição do território geográfico onde a cidade vai originar. Será numa das encostas do Palatino onde um vilarejo é erguido por Rómulo e Remo, dois irmãos filhos de Marte, perseguidos desde a nascença e criados por uma loba e pelo “bom” Fáustulo.
O berço de Roma é também marcado também pelo assassinato de Remo às mãos do seu irmão. Esta “mancha” da história da cidade será “apagada” pelos feitos e carácter do antepassado dos irmãos, Eneias.
Fundada numa zona quase deserta, Roma não possuía a melhor predisposição geográfica: não tinha estradas nem terreno arável e estava cercada por riachos e zonas pantanosas. A comunicação com o resto do mundo será, no entanto, possível através do povo do outro lado do Tibre, os etruscos, um povo que mantinha contacto directo com as civilizações orientais, de quem emprestava muito da sua cultura.
O segundo capítulo, que se foca nos reis de Roma, começa por tratar a relação que estes homens tinham com o