Recensão crítica
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
ALYNE CHRISTINE DA SILVA
RECENSÃO CRÍTICA: ARQUITETURA MEDIEVAL PRIMITIVA
JOINVILLE
2012
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
ROTH, Leland M.. Entender la arquitectura: sus elementos, historia y significafos. Barcelona: G. Gili, 1999
Capítulos: Arquitectura medieval primitiva (p. 282-310) e Arquitectura gótica (p. 311-339)
Durante os dois capítulos podemos observar diversas ilustrações, como mapas, plantas baixas, fotos e desenhos, que colaboram para uma melhor compreensão do texto. Estão organizadas de maneira a não deixar a leitura cansativa e monótona.
CREDENCIAIS DO AUTOR
É um dos maiores nomes americanos na pesquisa e ensino de História da arquitetura. É professor no Departamento de História da Arte na escola de Arquitetura e Artes da Universidade de Oregon.
Ganhou seu diploma de Bacharel em Arquitetura pela Universidade de Illinois em 1966 e seu doutorado da Universidade de Yale, em 1973.
Sua investigação é centrada na arquitetura americana, principalmente dos anos de 1865 a 1940.
É conhecido por seus estudos sobre aos arquitetos Mckim, Mead&White.
Discute a vida e obra de seu antecessor Marion Ross Dean.
Possui seis livros publicados: “Entender la arquitectura: sus elementos, historia y dignificado”, “A Concise History of American Achiteture”, “McKim, Mead & White Architects”, Undrstanding Architecture: Its Elements, History anda Meaning”, “Shingle Styles: Innovation and Tradition in American Architeture” e “American Architeture: A History”.
QUADRO DE REFERÊNCIAS DO AUTOR
Durante os capítulos, o autor cita nomes, que para ele são importantes referências. Com isso temos, Godofredo de Chaucer e Martinho Lutero.
RESUMO
A arquitetura românica ocidental desenvolvida após a queda Império romano se caracteriza pela envoltura maciça e verticalidade estes aspectos retratam a real intenção das igrejas como sendo local de refúgio espiritual