Recens O Democracia Direta
Turma B, 4º período noturno de Direito:
Alunos: James Richard Pino Souza
Maceió, 02 de março de 2015.
Recensão
Por James Richard Pino de Souza
BONAVIDES, Paulo Bonavides. Tema: Democracia Direta, A Democracia do Terceiro Milênio.
Ao discorrer sobre o tema proposto, do professor e escritor Dr. Paulo Bonavides, importante catedrático da arte de interpretar o direito e, com sua presente forma de pensar, conectado sempre com a evolução do mundo contemporâneo, bastante particular, enfático no processo de impor seus entendimentos acerca de matérias impactantes.
Consagra a princípio, o conceito no exercício e, a forma, que a democracia se divide no seu leito de atuação para sociedade de, direta e indireta. Porém, perpassando pela vontade soberana do povo, os quais, é a ferramenta que consagra a participação da sociedade nos processos eletivos de seus governantes. Objeto, bastante, peculiar de ver as questões associada ao cortejo da democracia, como fator preponderante a governabilidade, tal sorte, enfatiza que o sujeito ativo e o sujeito passivo de todo poder legitimo, assegure a prática relevante no sentido da essencialidade básica que envolva sempre à presença popular nas decisões, daqueles que dominam o poder da governança.
No seu texto contempla à democracia, conceituando como princípio, direta e indireta, momento, que o faz com bastante segurança, à luz do conhecimento, afirmando ser estas perfeitamente, distinguível, uma da outra, fazendo uma analogia do contraditório que apresentam. Demonstra à supremacia da primeira sobre a segunda, entendendo, que a primeira passa pela participação soberana do povo, escolhendo através do voto seus representantes. Enquanto que, a segunda parte do pressuposto latente da representatividade popular mais presente.
Nessa interface, mesmo com a participação de todos, não