Rebolos
ESTUDO DAS PROPRIEDADES DO REBOLO
Henrique Rodrigues Lima Machado
Prontuário – 1075497
Turma F5
São Paulo, Setembro de 2012
1. Introdução
Rebolo é uma ferramenta de corte formada por grãos abrasivos unidos por ligas especiais, que basicamente é utilizado em maquinas para operações de corte e afiação. Assim produzindo acabamento nas dimensões pré-estabelecidas, rugosidades das superfícies ou simplesmente eliminando o excesso de material em peças fundidas, forjadas ou estampadas.
O principio de funcionamento do rebolo está no desgaste da superfície através de grãos abrasivos, que removem as partículas do material. Com essa atividade, os grãos abrasivos perdem a sua capacidade de corte exigindo maior pressão na área de contato entre a peça e o rebolo, assim automaticamente os grãos se quebram ou os grãos gastos são arrancados, criando continuamente, novas arestas de corte. Esta característica faz do rebolo a única ferramenta de corte com auto afiação. Resumindo os rebolos são ferramentas cortantes constituídas de partículas abrasivas ligadas entre si por um material aglutinante e poros vazios.
Contudo o rebolo é especificado a partir de um conhecimento prévio do tipo de maquina, RPM, operação a ser executada, material, acabamento requerido etc. Com isso uma combinação dos elementos citados, permitira o máximo desempenho na utilização do rebolo.
2. Abrasivos
São denominados abrasivos os grãos de arestas vivas, extremamente duros, destinados a produzir o desgaste das peças em trabalho por meio de atrito. É importante que se utilize toda superfície para que, após certo período de uso, o abrasivo não se deforme e adquira uma face de contato ondulado.
O Rebolo é um abrasivo utilizado como ferramenta cortante que trabalha, girando a grandes velocidades, nas esmerilhadoras e nas retificadoras. Na sua forma mais comum, o rebolo é uma ferramenta cilíndrica de certas espessuras ou em forma de discos com um furo central, por