Rebolo
Introdução 3
Desenvolvimento 4
Tipos de rebolo 4
Classificações e dimensões 7
Conclusão 8
Introdução
Rebolo é uma ferramenta abrasiva constituída de grãos abrasivos ligados por um aglutinante (liga). São produzidos em diversos formatos e especificações de acordo com a aplicação e a operação de cada indústria. Diferente das demais ferramentas abrasivas, o Rebolo é alto afiável e muito consumido devido seu trabalho de longa duração. É utilizado em operações de corte, desbaste, afiação, retificação, polimento, entre outras.
Desenvolvimento
Tipos de rebolo
Rebolo Reto
São utilizados para afiação de ferramentas, operações industriais de desbaste, rebarbação e retificação. São normalmente utilizados em retificadoras universais planas e cilíndricas e também para a afiação manual.
Rebolo copo reto
Desenvolvido para afiação e retificação de variados tipos de materiais. Os rebolos tipo copo reto são normalmente utilizados para afiação de ferramenta de corte como broca, bits, fresas, etc.
Rebolo Prato
São utilizados para a afiação e retificação de ferramentas.
Segmentos
Utilizado para a retificação plana de aços e suas ligas.
TIPOS DE LIGA
A liga determina se um rebolo é agressivo, rápido, frio ou com pouca pressão de trabalho. Ligas mais dura são ideais em:
• Revestimentos estreitos
• Granulações de diamantes grossos
• Necessidade de duração dos perfis
• Retificação com líquido refrigerante
Ligas mais macia:
• Revestimentos mais largos
• Granulação de diamantes finos
• Baixa concentração de diamantes
Liga aglutinante ou aglomerante: é o material que une os grãos abrasivos entre si, formando o rebolo. Sendo os aglomerantes retentores ou suportes dos grãos abrasivos, sua resistência assume grande importância. Chama-se grau do rebolo. Os tipos de aglomerantes são:
A) vitrificado: de argila (caulim) fundido, muito resistente e empregado na maioria dos rebolos;
B) silicioso: de silicato de sódio (silício), permite desprendimento mais rápido dos grãos abrasivos e,