Rebolos
São Paulo
2013
Sumário
Conteúdo
Rebolos
Rebolo é uma ferramenta abrasiva constituída de grãos abrasivos ligados por um aglutinante ou liga, com formas e dimensões definidas e adaptáveis a um eixo. Distingue-se das demais ferramentas de corte por ser auto-afiável. É utilizado nos trabalhos de cortar, desbastar, retificar e afiar.
O rebolo é classificado segundo as características de natureza do abrasivo, natureza do aglutinante, granulometria ou tamanho do grão abrasivo, dureza (resistência que o aglomerante oferece em permitir o desprendimento do grão abrasivo sob uma determinada pressão), porosidade, dimensão e formato do rebolo.
Natureza dos abrasivos
Segundo a norma ABNT NBR 6166, o abrasivo é um produto granulado, sintético ou natural, usado de várias formas com a finalidade de remover o material das superfícies de peças
Abrasivos sintéticos
O abrasivo sintético é formado por componentes químicos com distintas características. Os mais utilizados são os de óxidos de alumínio e os de carboneto de silício.
O óxido de alumínio apresenta coloração que varia do rosa escuro ao branco e tem vários graus de refinação, classificados segundo a pureza, cor e mistura do abrasivo; é denominado pelas letras, A, AA, DA e GA.
A – óxido de alumínio comum; de cor cinza ou marrom, é o menos refinado: 96% de pureza.
AA – óxido de alumínio de cor branca ou rosa; é o mais refinado 99% de pureza.
DA – óxido de alumínio combinado; de cor variada, porém geralmente rosa escuro; mistura de A e AA.
GA – óxido de alumínio intermediário; sua coloração varia do marrom claro ao cinza claro, com aproximadamente 97% de pureza
O carboneto de silício é mais duro que o óxido de alumínio e apresenta coloração cinza escura ao verde claro; também tem vários graus de refinação. Os tipos mais usados são três, simbolizados pelas letras C, GC E RC.
C –