Teoria estruturalista
A Teoria Estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas, representando uma visão crítica da organização formal.
Origens da Teoria Estruturalista:
- A oposição surgida entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas, incompatíveis entre si. Busca ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal).
- A necessidade de se visualizar "a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem muitos grupos sociais.
- A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações.
- Novo conceito de estrutura.
Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, valorizando o seu valor de posição. O conceito de estrutura significa significa análise interna de uma totalidade de seus elementos, constitutivos, permitindo uma comparação. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características do estruturalismo.
Organizações:
As organizações são uma forma de instituição, predominante em nossa sociedade altamente especializada e interdependente, possuem uma estrutura interna e interagem com outras organizações. São concebidas como "unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos" (exércitos, escolas, hospitais, igrejas, prisões). Assim, a organização é uma unidade social dentro da qual as pessoas alcançam relações estáveis entre si, no sentido de facilitar o alcance de um conjunto de objetivos ou metas.
O Homem Organizacional
O homem organizacional é aquele que desempenha papéis em diferentes organizações, para isto, precisa ter as seguintes características de personalidade:
- Flexibilidade: em função da diversidade de papéis desempenhados e das constantes