REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Campus Joinville
Engenharia Mecânica – Disciplina de Química Tecnológica
1 INTRODUÇÃO
A experiência em laboratório teve o intuito de nos mostrar o procedimento correto para o manuseio de substâncias químicas tomando o total cuidado para não ocorrerem acidentes, e acima de tudo, mostrar como ocorrem e se ocorrem as reações químicas propostas pelo professor.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Segundo Feltre (2001) as equações químicas são regidas pela lei da conservação da massa, assim todas as demais propriedades físicas podem variar, porém a massa se mantém a mesma antes e após a reação. Esta lei ampara todas as reações químicas, menos as nucleares, pois nestas reações uma parcela da massa é convertida em energia, segundo a equação E = m.c². As equações químicas são representações gráficas de reações químicas do ponto de vista qualitativo e quantitativo demostradas através de fórmulas químicas. Como estas representações derivam do trabalho de Berzelius, os símbolos químicos também apresentam um resultado quantitativo, como por exemplo, ao escrevemos Ouro como Au, também indicamos 197g deste elemento, e não apenas o elemento em si.
A equação,
4Fe + 3O2 → 2Fe2O3
significa que seis moléculas de Oxigênio estão reagindo com duas moléculas de Ferro para formar Óxido de Ferro III. Isto também quer dizer que 96g de Oxigênio (16x6) se combinam com 111,6g deFerro (55,8x2) para formar 207,6g de Óxido de Ferro III.
Nas equações químicas também é costume colocar uma flecha com duplo sentido indicando um equilíbrio dinâmico, onde um certo número de moléculas segue um certo rumo da flecha, enquanto um número proporcional ruma para o lado oposto; isto implica que a reação atingiu o equilíbrio e não que ela tenha acabado. Conforme nos apresenta Russel (1993) a flecha dupla também serve para informar que uma reação é