Reações Químicas
O objetivo da aula prática experimental é permitir a visualização dos processos químicos identificados na teoria, de modo a aproveitar os instrumentos laboratoriais para produzir as reações químicas desejadas entre as soluções e os compostos envolvidos, devidamente supervisionados e monitorados, verificando suas respectivas classificações.
Introdução
O que evidencia uma reação é a transformação que ocorre nas substâncias em relação ao seu estado inicial. Essas modificações dependem do tipo de reação que os reagentes irão passar. Existem vários critérios para classificar reações químicas, um deles relaciona o número de substâncias que reagem (reagentes) e o número de substâncias produzidas (produtos).
Reação de síntese ou adição: são aquelas que duas ou mais substâncias originam um único produto.
A + B → C
Reação de análise ou decomposição: nessa reação uma única substância gera dois ou mais produtos.
A → B + C
Reação de simples troca ou deslocamento: ocorre quando uma substância simples reage com uma composta originando novas substâncias: uma simples e outra composta.
A + XY → AY + X
Reação de dupla troca: dois reagentes reagem formando dois produtos, ou seja, se duas substâncias compostas reagirem dando origem a novas substâncias compostas recebem essa denominação.
AB + XY → AY + XB
Outros tipos de reação química são as reações de precipitação, que se caracterizam pela formação de um precipitado (sólido) - que é um sólido pouco solúvel - a partir de uma solução aquosa de duas substâncias. Ou seja, quando se juntam duas soluções aquosas de duas substâncias diferentes formam-se novas substâncias, e uma delas é menos solúvel e precipita.
Parte Experimental
Reação 1: Identificando o gás carbônico com água de cal
Materiais e reagentes:
- água de cal;
- erlenmeyer;
- canudo.
Retirou-se cerca de 25 ml da solução já preparada da água de cal de um frasco transferindo para um erlenmeyer.