Reações Químicas
1. Está relacionado com a ideia de transformação ou à produção de novos materiais.
2. Fenômenos físicos: quaisquer transformações sofridas por um material sem que haja alteração de sua composição íntima. Exemplos: acender uma lâmpada e derretimento do gelo.
3. Fenômenos químicos: quaisquer transformações sofridas por um material de modo que haja alteração de sua composição íntima. Exemplos: formação de ferrugem e queima da gasolina nos motores dos carros.
4. Reação química é todo fenômeno químico, cuja representação gráfica recebe o nome de equação química. Exemplo:
Gás hidrogênio + gás oxigênio → água líquida
Reagentes (1º membro) → produtos (2º membro)
Equação química: 2H2(g) + O2(g) → 2H2O(l)
5. Os números que precedem as fórmulas são chamados de coeficientes e indicam a proporção entre as substâncias que participam da reação química. Embora antes da fórmula do gás oxigênio não apareça nenhum número, está subentendido o coeficiente 1.
6. Proporção da reação de síntese: 2 : 1 : 2. Isto é, 2 moléculas de H 2 reagiram com 1 molécula de
O2, produzindo 2 moléculas de H2O. Cada reação química tem sua proporção, que, é regida pela Lei das Proporções Constantes.
7. Lei das Proporções Constantes: “numa reação química, as massas das substâncias que reagem e das substâncias que se formam estabelecem sempre uma proporção.”
Então: A + B → C + D ma mb mc md m'a m'b m'c m'd ma = mb = mc = md m'a m'b
m'c
m'd
Comprovação:
Mercúrio + oxigênio → óxido de mercúrio
200 g
16 g
216 g
75 g
6g
81 g
125 g
10 g
135 g
200 = 25
16
2
75 = 25
6
2
125 = 25
10
2
Apresentam proporção em massa, constante e definida.
8. Lei da Conservação da Massa: “numa reação química, em sistema fechado, a massa total é constante.” “A soma das massas dos reagentes é igual à soma dos produtos.” “Na natureza, nada se perde, nada se cria; tudo se transforma.” Foi formulada por