Reações Químicas
De acordo com a página 22 da apostila de práticas de laborátorio
Resultados e Discussão
2 KClO3 (s) + MnO2 (s) → 2 KCl (s) + 3 O2 (g) + MnO2 (s)
Após aproximar o palito em brasa do tubo de ensaio, percebemos que a chama reavivou-se. Isso deve-se à liberação de O2 (g) da reação.
Depois de acrescentarmos a água, esperamos a mistura decantar para que o MnO2 (s) ficasse apenas no fundo do tubo, de modo que o KCl ficasse dissolvido em água e fosse retirado posteriormente com o conta gotas.
Quando adicionamos o nitrato de prata, uma outra reação ocorreu:
KCl (aq) + AgNO3 (aq) → AgCl (s) + KNO3 (aq)
Observamos então, que formou-se um precipitado branco, era o AgCl (s) que é insolúvel em água. Feito isso descartamos o precipitado no recipiente indicado, pois se tratava de um metal pesado que poderia contaminar cursos d’água.
Procedimento 2
De acordo com a página 23 da apostila de práticas de laboratório
Resultados e Discussão
2Mg (s) + O2 (g) → 2MgO (s)
Mg (s) + H2O (l) → Mg(OH)2 (aq)
Características físicas do magnésio: rigidez,maleabilidade e brilho. Ao colocarmos a fita de magnésio no fogo, percebemos que enquanto ela queimava uma luz forte e branca era liberada, evidenciando uma possível reação química. Após adicionarmos água e fenolftaleína ao pó formado, notamos que a cor da mistura tornou-se rosada, o que evidencia a basicidade da substância.
Procedimento 3
De acordo com a página 23 da apostila de práticas de laboratório
Resultados e Discussão
Na (s) + H2O (l) → NaOH (aq) + H2 (g)
Ao jogarmos o sódio na água,ele ficou ‘pulando’ sobre a água. Colocamos um fósforo aceso perto da boca do tubo,a chama imediatamente aumentou e foi acompanhada de um som agudo,resultado de uma pequena explosão. Concluímos que isso aconteceu devido à liberação,na reação,do gás inflamável hidrogênio. À medida que o sódio era consumido, a água se tornava cada vez mais avermelhada, o que evidencia a formação de um