REAÇÕES QUÍMICAS E UM ESTUDO APLICADO
Fernando Oliveira Macedo (UNIFACS, 149142025@unifacs.edu.br), Flávia Guedes Laranjeira Barbosa (UNIFACS, 020142095@unifacs.edu.br), Gabriel Carvalho Barreto (UNIFACS, 030142294@unifacs.edu.br), Ítala Assunção Teixeira (UNIFACS, 020142111@unifacs.edu.br) e Larissa da Hora Martins (UNIFACS, 020132116@unifacs.edu.br).
Orientador: Cléber André Cechinel (UNIFACS, cleber.cechinel@pro.unifacs.br).
Resumo: O trabalho teve por objetivo a identificação de fatores que evidenciam a ocorrência de uma reação química, além da análise das etapas do processo de tratamento de água. Através de experimentos, pretendeu-se verificar os aspectos obtidos em cada reação e também a velocidade de decantação de cada estágio do processo de tratamento de água e seu respectivo pH, sendo possível associá-los.
Palavras chaves: Reação, tratamento, água e pH.
Introdução
As substâncias podem combinar-se com outras se transformando em novas substâncias, para estas mudanças damos o nome de reações químicas. Algumas evidências experimentais podem indicar à ocorrência dessas reações, como a formação de sólidos, a variação da temperatura, a alteração da cor ou a liberação de gases.
Existem vários tipos de reações químicas, um deles é a reação de simples troca, onde uma substância simples reage com uma substância composta formando uma nova substância simples e uma substância composta. Para este tipo de reação devemos considerar que só há deslocamento de um elemento eletropositivo por outro eletropositivo (metal desloca metal ou hidrogênio) ou de um elemento eletronegativo por outro eletronegativo (não metal desloca não metal). Desse modo, um elemento precisa se mais reativo eu outro para deslocá-lo, logo um metal só desloca outro metal se for mais eletropositivo que ele, e um não metal só desloca um outro caso seja mais eletronegativo que ele.
Outro tipo de reação química considerável é a reação de dupla troca, onde duas substâncias