REAÇÕES QUIMICAS
Existem muitas reações químicas importantes que envolvem substâncias orgânicas, como a combustão dos hidrocarbonetos presentes no gás de cozinha (propano e butano), nos derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel; em biocombustíveis, no carvão e na madeira.
Outros exemplos que podem ser citados de reações orgânicas importantes são a hidrogenação que transforma óleos em gorduras, como é o processo de produção da margarina; a oxidação do etanol do vinho, transformando-o em vinagre (ácido acético); a fermentação da glicose, reação usada para produzir etanol a partir da cana-de-açúcar, entre tantas outras.
Os conhecimentos de como essas reações se processam é muito importante principalmente para a síntese orgânica, em que se altera as estruturas das moléculas para a produção de produtos que usamos para diferentes finalidades. Portanto, as reações orgânicas são de grande importância para processos industriais, laboratoriais, para o desenvolvimento técnico cientifico e para o bem-estar da sociedade no geral.
2. REAÇÕES DE ADIÇÃO
As reações de adição ocorrem basicamente em compostos insaturados, isto é, aqueles que possuem ligações duplas ou triplas. São basicamente reações em que os elétrons da ligação pi (π) são compartilhados com átomos de outros elementos que são adicionados à molécula.Assim, a ligação dupla é desfeita e passa-se a ter no lugar uma ligação simples.
Simplificadamente: adiciona-se um reagente à molécula orgânica.
Esquema genérico das reações de adição:
2.1 Halogenação É a reação de halogênio (F2, Cl2, Br2 ou I2) com o alceno, em que os halogênios rompem a ligação dupla e forma-se um dialeto vicinal, isto é, os dois átomos do halogênio ligam-se a carbonos vizinhos.
2.1.1 Oxidação energética de alcenos
Na oxidação enérgica, o agente oxidante "quebra" a molécula na dupla ligação e caso se forme um aldeído ele é oxidado a ácido carboxílico. Os agentes oxidantes mais comuns nesse caso são o dicromato de