Reações de substituição nucleofílica SN1 e SN2
Procedimento 1.1
-Descrição e justificativa do fenômeno observado
Transferiu-se para um vidro de relógio alguns cristais de KMnO4 e, em seguida, uma gota de H2SO4 concentrado. Aproximou-se lentamente um bastão de vidro com um chumaço de algodão embebido em álcool, enrolado em uma de suas pontas. Logo após que gotejou-se ácido sulfúrico concentrado nos cristais de permanganato de potássio, observou-se um pouco de fumaça rosácea. Isso se deve por causa, da presença de íons permanganato (MnO4), que é um íon com coloração rosada. Ao aproximar o bastão de vidro com algodão embebido em álcool, observou-se rapidamente a queima do algodão, isso ocorre porque na reação entre o ácido sulfúrico e o permanganato de potássio, e ocorre também a liberação do oxigênio atômico que é altamente reativo e também libera como produto dessa reação o sulfato de Potássio, o Sulfato de magnésio e água.
-Equações químicas das Reações ocorridas
2 KMnO4(s) + H2SO4(concentrado) K2SO4(s) + 2 MnSO4(s) + H2O(l) + 5[O]
Ocorreu a queima do álcool que se oxidou ao se aproximar do oxigênio atômico, que foi alimentada pelo oxigênio do ar.
Equação da oxidação enérgica do etanol:
CH3 –CH3OH + 3O2 2CO2 + 3 H2O
Procedimento 1.2
-Descrição e justificativa do fenômeno observado
Para um tubo de ensaio, transferiu-se cerca de 5mL de H2SO4 concentrado, adicionou-se lentamente cerca de 5mL de etanol P.A. e, finalmente, acrescentou-se alguns cristais de KMnO4.
Observaram-se líquidos são imiscíveis, e formam duas fases na solução, com o Ácido Sulfúrico ficando concentrado na parte de baixo por ser mais denso que o Etanol. O Permanganato de Potássio parou na interfase e começou a reação com o Ácido Sulfúrico, com o líquido ficando castanho e depois verde bem escuro, por causa da oxidação do MnO4, que possui nox +7, passando para +5 que possui coloração verde e após coloração castanha que forma óxido mangânico. A reação