Reação Inorganicas
Reação química é a transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve alterações relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas dos reagentes e algumas outras.
As reações desenvolvidas neste estudo prático, em sua maioria, ocorrem em soluções aquosas, com ácidos e bases fortes reagindo, gerando sais. Metais são reagidos com ácidos e vários tipos de sais reagem com vários tipos de outros reagentes. Deste modo, é imprescindível usar-se o conceito de Arrhenius, de que: “Substâncias ácidas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se em íons hidrogênios (H+); substâncias básicas são aquelas que em solução aquosa dissociam-se em íons hidroxilas (OH-)” - na identificação de ácidos e bases.
O conceito de Arrehnius é bastante simples e aplicável à aula prática desenvolvida. No entanto os conceitos ácido-base de Brønsted-Lowry são aplicáveis a quase todas as condições de reações, não limitando-se ao meio aquoso nem a ácidos e bases-fortes, ela prediz que “ácido é definido como um doador de próton e base como um receptor de próton”. Há ainda o conceito ácido-base de Lewis, que é aplicável onde os anteriores não são, pois ele não depende da transferência de prótons, apenas de elétrons: “Base é a substância doadora de par de elétrons e ácido um receptor de par de elétrons”.
Estas definições de ácidos e bases são as mais disseminadas pela comunidade científica, são conceitos indispensáveis para a correta interpretação de muitas das reações inorgânicas.
Reações inorgânicas sempre envolvem subsâncias: ácidas, bases , sais e óxidos são as mais comuns. Neste aspecto, um exemplo de reação é a de neutralização que envolve a interação entre um ácido e uma base, obtendo como produto água e um sal.
Houve algumas interações entre os reagentes que foram observadas nos experimentos realizados: a