Max Weber
• Qual a relação que é possível fazer entre o contexto do autor e o pensamento originado por ele?
A relação que é possível fazer entre o contexto e o pensamento do autor é que a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que determinam. Entende-se que ações imitativas, nas quais não se confere um sentido para agir, não são ditas ações sociais.
Todo comportamento cuja origem depende da reação ou expectativa de outras partes envolvidas. E o individuo que, por meio dos valores sociais e sua motivação, produz o sentido da ação social. Os tipos ideais servem como modelos e a partir deles a citada infinidade pode ser resumida em quatro ações fundamentais:
-Ação social racional com relações a fins: determinada pelo calculo racional previamente definido, objetivo, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há escolhas dos melhores meios para se realizar um fim.
- Ação social racional com relação a valores: esta associada à fidelidade aos valores individuais (ético/religioso), aos princípios do individuo, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor seja este ético, religioso, político ou estético.
- Ação social afetiva: é definida por uma reação emocional ou humor do sujeito, é a conduta que é movida por orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo, etc.
- Ação social tradicional: aquele estabelecido pela crença nos hábitos e/ou costumes.
• Como foram as respostas dadas por ele em seu tempo?
Para Weber a ação social é aquela que é orientada ao outro. No entanto, há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais. No que se refere ao método sociológico, Weber se difere de Durkheim, que tem como método a observação e a experimentação sendo que esta se dá a partir da análise comparativa. Ao tratar os fatos sociais como coisas, Durkheim queria