Reação de substituição e reação de adição
P0o;
Reações de Substituição em alcanos
As reações de substituição mais importantes e comuns que ocorrem nos alcanos são:
• Halogenação em alcanos É a substituição de um ou mais átomos de hidrogênio de um alcano por um ou mais átomos de halogênios. É utilizada para obtenção de haletos orgânicos saturados (haletos de alquila). É feita principalmente com cloro, Cl2, e bromo, Br2, na presença de luz () solar, ultravioleta ou de forte aquecimento (300°C).
CH3 H + Cℓ Cℓ CH3 Cℓ + H Cℓ
Halogenação em alcanos com três ou mais carbonos na molécula Quando a molécula do alcano possuir pelo menos 3 átomos de carbono, obteremos uma mistura de diferentes compostos substituídos. A quantidade de cada composto obtido será proporcional à seguinte ordem de facilidade com que o hidrogênio é liberado da molécula:
• Nitração em alcanos:
É a substituição de um ou mais átomos de hidrogênio de um alcano por um ou mais grupo de nitro, -NO2. A reação é feita na presença de acido nítrico, concentrado e a quente, e forma nitroalcanos e água.
CH3 H + HO NO2 CH3 NO2 + H2O
• Sulfonação em alcanos:
É a substituição de um ou mais átomos de hidrogênio de um alcano por um ou mais grupos sulfônicos, - SO3H.
É feita na presença de acido sulfúrico concentrado e a quente e forma ácidos sulfônicos. Essas reações são lentas e somente ocorrem com aumento de temperatura, auxilio de luz ultravioleta etc. _ e, mesmo assim, são reações lentas. Aliás, o próprio nome hidrocarboneto parafínico (do