Reaçoes quimica organicas
Grande parte dos compostos orgânicos apresenta moléculas apolares ou de baixa polaridade. Essa característica é determinante na ocorrência das transformações químicas entre eles. De modo geral, as transformações químicas que envolvem substâncias moleculares são mais lentas e mais difíceis do que as que envolvem íons, especialmente em meio aquoso. Isso porque devem ser rompidas ligações para que os átomos possam se rearranjar e originar novas moléculas. A seguir as transformações químicas correspondentes às reações de adição, de substituição, de eliminação, e de oxidação.
Reação de Adição: É chamada de reação de adição, síntese ou composição a transformação química em que duas ou mais moléculas se associam e originam uma única molécula. Esse tipo de reação é característico de compostos orgânicos insaturados (carbonos ligados por meio de dupla ou tripla ligação), com quebra de uma só ligação da dupla ou de até duas da tripla ligação entre carbonos insaturados.
Tipos de reação de adição: 1. Hidrogenação: Trata-se de uma reação de adição de hidrogênio muito empregada na preparação industrial de alcanos: a cada carbono da dupla ligação (que se torna simples) se liga um hidrogênio. Exemplo: 2. Halogenação: É uma reação de adição de halogênios com a formação de dialetos vicinais (átomos de halogênio ligados a carbonos vizinhos). Podem ser empregados cloro (Cl2), bromo (Br2) ou iodo (I2), nesta ordem de reatividade: Cl2> Br2 > I2. Exemplo:
3. Adição de halogenidretos (HX): Nesse tipo de reação é formado um monoaleto, e deve-se obedecer à Regra de Markovnikov para a adição: o hidrogênio ao halogenidreto liga-se, de preferência, ao carbono mais hidrogenado da dupla ligação.
4. Hidratação: Trata-se de uma reação de adição de água na presença de ácidos, com a formação de alcóois. Exemplo:
Reação de Substituição: Trata-se da transformação química em que ocorre troca de ligantes entre as moléculas dos reagentes (reação de