Reações Orgânicas
São reações químicas envolvendo compostos orgânicos. Os tipos básicos de reações da química orgânica são reações de adição, reações de eliminação, reações de substituição, reações pericíclicas, reações de rearranjo ou transposição e reações redox.
Em síntese as reações orgânicas são usadas na construção de novas moléculas orgânicas. A produção de muitas substâncias pelo homem, tal como drogas, plásticos, a fabricação depende de reações orgânicas.
As mais antigas reações orgânicas são a combustão de combustíveis orgânicos e a saponificação de gorduras para fazer sabão. A moderna química orgânica inicia com a síntese de Wohler em 1828. Na história do Prêmio Nobel de Química tem havido premiados pela invenção de reações orgânicas específicas tais como a reação de Grignard em 1912, a reação de Diels-Alder em 1950, a reação de Wittig em 1979 e a metátese de olefina em 2005.
Resumo de Reações orgânicas:
Reações de Substituição
Esse tipo de reação costuma ocorrer especialmente com alcanos, aromáticos, haletos orgânico e alcoóis.Além disso, envolvem a substituição de um grupo por outro no reagente orgânico, conforme o esquema abaixo.
Os três tipos de reações de substituição são:
1) Reação de Substituição Via Radical Livre
São reações que envolvem a substituição de um radical livre por outro. Essa reação só ocorre em presença de luz e calor.
Reagente característico os alcanos.
2) Reação de Substituição Eletrofílica
São as reações que evolvem os a substituição de um H do aromático por um grupo eletrófilo.Esse tipo de reação pode ocorrer a escuro e a frio.
3) Reação de Substituição Nucleofílica
São reações que envolvem a substituição de um grupo núcleófilico por outro. Reagente característico Haleto e alcoóis.
Substituição em alcanos
Uma reação de substituição em alcanos é aquela em que pelo menos átomo ou um grupo de átomos de hidrogênio ligados ao carbono é substituído por um átomo ou grupo de átomos.