Reações organicas
Reações orgânicas são reações químicas envolvendo compostos orgânicos.[1] Os tipos básicos de reações da química orgânica são: reações de adição, reações de eliminação, reações de substituição, reações pericíclicas, reações de rearranjo ou transposição e reações redox. Em síntese orgânica, reações orgânicas são usadas na construção de novas moléculas orgânicas. A produção de muitas substâncias pelo homem, tal como drogas, plásticos, a fabricação depende de reações orgânicas.
As mais antigas reações orgânicas são a combustão de combustíveis orgânicos e a saponificação de gorduras para fazer sabão. A moderna química orgânica inicia com a síntese de Wöhler em 1828. Na história do Prêmio Nobel de Química tem havido premiados pela invenção de reações orgânicas específicas tais como a reação de Grignard em 1912, a reação de Diels-Alder em 1950, a reação de Wittig em 1979 e ametátese de olefina em 2005.
Reações de Adição
Uma reação de adição, em química orgânica, é uma reação onde uma ou mais espécies químicas se unem a outra (substrato) que possui ao menos uma ligação múltipla, formando um único produto, e implicando no substrato a formação de duas novas ligações e uma diminuição na ordem ou multiplicidade de ligação.
Existem três tipos principais de reações de adição: * Adições eletrófilas * Adições nucleófilas * Adições de radicais livres
As reações de adição estão limitadas a compostos químicos que contenham ligações múltiplas: * Moléculas com ligações duplas ou triplas carbono-carbono. * Moléculas com ligação múltiple carbono-heteroátomo como C=O, C=N ou C≡N.
Uma reação de adição é a contraria a uma reação de eliminação. Por exemplo a reação de hidratação de um alqueno e a desidratação de um álcool são uma adição e uma eliminação respectivamente.
Reação de hidrogênio
Adição de Hidrogênio (Hidrogenação ou reação de Sabatier-Senderens): Reação com gás hidrogênio (H2), catalisada por metal. Se a reação for de um alceno,