Açao de prestaçao de contas pratica simulada v
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DA COMARCA DE...
SILAS, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador da Cédula de Identidade... , inscrito no CPF/MF sob n.º..., residente e domiciliado na ....,vem por seu advogado abaixo assinado, com fulcro nos artigo 914 e seguintes do Código de Processo Civil, vem mui respeitosamente, propor a presente:
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
em face de ALCEBÍADES, (nacionalidade),(estado civil),(profissão), portador da Cédula de Identidade..., inscrito no CPF/MF sob n..., residente e domiciliado na ..., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:
I – DOS FATOS
O Requerido foi nomeado procurador da parte Autora para representá-lo nos atos da vida civil, possuindo assim poderes gerais, tendo em vista que o autor teve que se ausentar do País por motivos pessoais.
Ocorre que ao retornar ao País, o Autor procurou o Réu a fim de tomar ciência de toda situação, tendo o mesmo informado que não havia utilizado o mandato outorgado, visto que não foi necessário.
Cumpre ressaltar que antes de deixar o País a parte Autora possui um crédito de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em sua conta corrente, e que ao retornar ao País dirigiu-se ao banco, e constatou que seu saldo estava devedor em R$ 100.000,00 (cem mil reais), pois a conta havia sido movimentada pelo Réu, com uso da procuração.
Buscando entender o problema parte Autora procurou pelo Réu diversas vezes, estando o mesmo se esquivando de dar explicações ao Autor.
Tal ato gerou grandes prejuízos à parte Autora, inclusive. Eis a razão para se intentar a presente ação.
II – DO DIREITO
A lei civil, expressamente, dispõe que:
“Art. 668. O mandatário é obrigado a dar contas de sua gerência ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer título que seja.