Reações organicas
Uma reação orgânica pode ocorrer de diferentes maneiras, neste contexto você confere a Reação por Adição, Substituição e Eliminação.
Reação de Adição
Na reação por adição, a junção de duas ou mais moléculas originam unicamente um produto.
Exemplos:
Duas moléculas (cetaldeído e H2) se juntam para formar o etanol (CH3CH2OH).
A molécula de eteno (C2H4) se une ao H2 (gás hidrogênio) e dá origem ao produto etano (C2H6).
Reação de Substituição
Neste caso, um átomo ou grupo de átomos é substituído por um radical do outro reagente, ou seja, ocorre na molécula a troca de um ligante.
Repare que um hidrogênio da molécula de Metano foi substituído por um átomo de cloro, dando origem aos produtos cloro-metano e cloreto de hidrogênio.
Reação de Eliminação
Nesse tipo de reação ocorre a saída de ligantes de uma molécula sem que aconteça a substituição desses ligantes por outros.
A desidratação intramolecular de alcoóis é uma reação de Eliminação, onde os átomos na molécula do reagente orgânico (propanol) diminuem em razão da saída da molécula de água.
REAÇÃO DE OXIDAÇÃO
As reações de oxidação das substâncias orgânicas devem ser catalisadas por um agente oxidantes. São simbolizados por [O] e podem ser o permanganato de potássio (KMnO4), dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou o tetraóxido de ósmio (OsO4).
As reações mais importantes de oxidação são:
- oxidação energética dos alcenos
- oxidação de álcool primário
- oxidação de álcool secundário
Oxidação Energética dos Alcenos Esta oxidação ocorre nos alcenos em contato com um agente oxidante em solução aquosa, concentrada e ácida (geralmente em ácido sulfúrico). Nesta reação, podemos obter vários produtos. Depende do tipo da posição da ligação dupla:
Observe:
- carbono primário produz gás carbônico e água
- carbono