Reação de saponificação
Obtenção de sabão através da reação química de saponificação utilizando três tipos de matérias-primas.
Case apresentado como requisito para
Avaliação parcial na disciplina Química Básica no Curso de Engenharia de Produção da Faculdade Dom Bosco
Orientadora: Hellen P. Flores
São Luis, Ma
13/10/2012
SINOPSE DO CASE: Obtenção de sabão através da reação química do de saponificação utilizando três tipos de matérias-primas.
1. DESCRIÇÃO DO CASO
As reações químicas são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro. Algumas reações são evidentes, uma vez que, claramente, após o processo, as propriedades das substâncias obtidas são nitidamente diferentes das propriedades das substâncias de partida.
(http//conteudos/SL_reacoes_quimicas.pdf)
Quando escolhe-se um produto que é necessário para o dia a dia, não parasse para pensar em todo o conhecimento que se esconde de alguma forma naqueles produtos e quantas coisas precisaram ser aprimoradas para a humanidade utilizar hoje, por exemplo, o sabão para limpeza pessoal e geral. A primeira notícia que tem-se da fabricação do sabão vem da Babilônia, que em aproximadamente 2.800 A.C, onde misturando óleos vegetais e animais, sais alcalinos e água, obteve-se uma reação que ajudava na lavagem das roupas. Logo após, no século VII da nossa era, químicos árabes melhoraram esse processo, através de um processo artesanal, que utilizava-se soda caustica e óleos aromáticos que até hoje é utilizado.
Porém, somente do término do século XVIII, após uma sucessão de doenças causadas pela falta de higiene e que levou milhares a óbito, foi que limpeza e saúde começaram a criar prioridades. Nesta mesma época, teve inicio a produção industrial do sabão, e seu uso cotidiano se popularizou. No entanto, o que deve ser compreendido, é que o sabão é um “assistente” da água, que ligado ás sujeiras do corpo e a mesma [água], facilita a limpeza, de modo que