Relatório sobre medidas e incertezas
Em física, uma medida é o resultado do ato de medir, que nada mais é que do que uma comparação de duas grandezas da mesma natureza, e essa comparação envolve erros de diversas origens (dos instrumentos, quando estes estão desajustados de uma forma geral, do operador, quando este utiliza de forma errônea os instrumentos ou não sabe visualizar e interpretar os resultados obtidos, do processo de medida etc.) o que levanta incertezas sobre os resultados.
A incerteza de uma medida exprime-se por uma faixa de valores que são provavelmente pertos do valor real. Quando se pretende medir o valor de uma grandeza, pode-se realizar apenas uma ou várias medidas repetidas, extraindo em todos os casos um valor adotado como sendo a melhor representação da grandeza e também um limite de erro para este valor. 2. Objetivo
Executar medições diretas com instrumentos de medidas tais como: paquímetro, micrômetro e régua e confirmar a precisão dos instrumentos.
Dependendo da precisão necessária a uma determinada medida é que escolhemos o aparelho mais adequado para efetuá-la. Tem que ser usado o conhecimento e o bom senso. Não tem sentido usar um aparelho de alta precisão para medir objetos nitidamente não-uniformes. Se o objeto a ser medido é muito menor que a menor divisão do instrumento usado, obviamente não se pode obter precisão alguma na medida, como exemplo medir uma folha de papel utilizando uma régua escolar.
3. Materiais e Métodos 3.1 Materiais Utilizados.
Os materiais utilizados neste experimento são:
Instrumentos de medidas: * Paquímetros de escalas: 1:50, 1:20 e 1:10 * Micrômetro * Régua
Materiais medidos: * Folha de papel A4 * Fio de cobre * Moeda de 10 centavos dourada
3.1.1 Paquímetro
Efetuamos a medida com o paquímetro cruzando as informações apontadas pela escala fixa( escala principal) com as da escala móvel (Vernier).
Exemplo
Com uma moeda de 10 centavos dourada, encontramos em nosso paquímetro o valor