reação de benedict
CARBOIDRATOS – Reação de Benedict
EDVALDO MORAES
JOSÉ LEITE SOUSA
JULIO CESAR ARAUJO
SUZANA MOURA
Zé Doca – MA
2013
EDVALDO MORAES
JOSÉ LEITE SOUSA
JULIO CESAR ARAUJO
SUZANA MOURA
CARBOIDRATOS – Reação de Benedict
Relatório apresentado à disciplina de Bioquímica para obtenção de nota parcial.
Prof: Msc. Karla Araújo
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO03
2 JUSTIFICATIVA04
3 OBJETIVO04
4MATERIAIS E REAGENTES04
5 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL05
6 RESULTADOS E DISCUSSÃO066 CONCLUSÃO06
7 REFERÊNCIAS06
03
1 INTRODUÇÃO
Os carboidratos ou hidratos de carbono são substâncias orgânicas, de fórmula geral (CH2O)n, constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Esses dois últimos elementos, na maioria dos casos, estão presentes nos carboidratos na mesma proporção que na água.
Quimicamente são representados como poliidroxi-aldeidos ou poliidroxi-cetonas. Estes grupos conferem aos carboidratos a capacidade de participar de várias reações como oxidação, redução, esterificação, isomerização e capacidade de formar ligações glicosídicas.
Reação de Benedict: Reação para identificar carboidratos redutores. Os açucares redutores possuem grupos aldeídos ou cetonas livres ou potencialmente livres, sofrendo oxidação em solução alcalina de íons metálicos como o cobre. Os íons cúpricos (Cu2+) são reduzidos pela carbolina dos carboidratos a íons cuprosos (cu1+) formando óxido cuproso que tem cor vermelho tijolo.
04
2JUSTIFICATIVA
O estudo dos carboidratos e reações de Benedict deve ser de muito interesse para os estudantes de química, em especial aos acadêmicos dessa disciplina. A determinação de carboidratos redutores deve ser realizada, visando-se descobrir a presença de açucares redutores. A experiência com as substâncias químicas são muito importantes para compreendermos de forma clara como acontecem as reações entre essas substâncias e os possíveis resultados que essas reações podem nos