diversos
As características dos equipamentos de um processo produtivo moderno podem definir diferentes critérios para a seleção do método de manutenção a ser utilizado. Diversas considerações sobre a escolha do método de manutenção são realizadas dentro dos novos conceitos de manutenção.
Os métodos de manutenção podem ser divididos nos seguintes grupos: corretiva, preventiva, preditiva e produtiva (proativa). As considerações sobre cada um destes métodos são apresentadas a seguir:
1Manutenção Corretiva
Este método consiste em uma situação não planejada para a execução da manutenção. A intervenção somente irá ocorrer quando o equipamento perder a sua função. A manutenção corretiva também é conhecida como “RunToFailure” (RTF), que significa “operar até quebrar”.
Nas instalações industriais a utilização racional deste método esta limitada a equipamentos em que a conseqüência da falha não seja significativa para o processo produtivo, como por exemplo: motores de pequena potência (7,5 HP), ar condicionado para conforto pessoal e exaustores de restaurantes.
Quando o uso da manutenção corretiva é praticada de forma inadequada em uma instalação podem-se ter as seguintes conseqüências: perda de produção, destruição catastrófica, planejamento ineficiente de mão de obra, excesso de peças em estoque, baixa disponibilidade dos equipamentos, riscos de segurança e queda da qualidade.
1.2 Manutenção Corretiva Não Planejada
É aquela em que não se tem dúvida de que é manutenção corretiva. Não há plano.
A equipe de manutenção é acionada quando o problema ocorre.
O custo com peças e materiais até a falha é zero, mas geralmente o custo após a falha é muito maior que na manutenção preventiva e em outros tipos de manutenção após a falha, devido às perdas de produção e compras de emergência
A equipe de manutenção não é bem dimensionada. Há falta de pessoal em alguns períodos e ociosidade em outros.
É ainda o tipo de manutenção mais utilizado na maioria das