Relatorio de bioquimica- reação de benedict
Curso: Nutrição; 1º Período; Disciplina: Bioquímica
Prof.: Hálmisson D’árley
Higinalice da Silva
Reação de Benedict(Identificação de carboidratos ou açucares Redutores)
Relatório nº 04 apresentando à Disciplina de Bioquímica como registro de aula prática do dia 27 de Março de 2013 Professor Halmisson D’Árley
CAXIAS\MA
2013
1.Introdução
Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, apresentam como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome carboidrato ou hidratos de carbono e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, entre elas: fonte de energia; reserva de energia; estrutural; matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas. São classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
O Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicose, galactose, lactose, maltose . O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH-); e pode ser preparado através do carbonato de sódio, citrato de sódio e sulfato cúprico. Este reagente, também chamado de gayder, vendido em farmácias de manipulação, é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e detectar uma possível diabetes.
OBJETIVO
Caracterizar a presença de açúcares, mais precisamente de açúcares redutores, em material biológico.
2.Material Utilizado:
Solução de glicose a 1%;
Solução de sacarose a 1%;
Reativo de Benedict;
Banho-Maria;
Cronômetro;
Pipetas graduadas.
3.METODOLOGIA A prática iniciou da