REAÇAO DE NEUTRALIZAÇÃO
Trabalho de Química
Engenharias Ambiental e Bioenergética
Professora: Janaína Kizzi
Alunos: Amanda Andrade; Alexandre Feuchard; Chrystiane Carvalho; Débora Duarte; Franciele Ribeiro, Karina Fonseca, Pablo Eduardo; Romana Fiuza.
Belo Horizonte
2013
Neutralização
A reação entre um ácido e uma base é chamada de reação de neutralização e o composto iônico produzido na reação é chamado de sal.
Para estudarmos neutralização é imprescindível sabermos o que são ácidos e bases, e é importante saber também que o ácido é um doador de prótons e uma base é um aceitador de prótons; além disto, o ácido é um composto que contém hidrogênio e reage com água para formar íons hidrogênio e uma base é um composto que produz íons hidróxido na água.
Uma vez que tanto o ácido quanto a base são consumidos e novos produtos são formados (não necessariamente com caráter neutro).
Utilizando-se da teoria ácido-base de Arrhenius (com íons positivos de hidrogênio e íons negativos de hidroxila liberados em meio aquoso), numa reação de neutralização (total ou parcial) há sempre formação de moléculas de água líquida – caso ocorra nas CNTP (condições normais de temperatura e pressão).
O esquema de uma reação de neutralização total pode ser representado pela reação genérica a seguir:
HX(aq) + YOH(aq) -> XY(aq) + H2O(l)
Seguem alguns exemplos de reação de neutralização total (não levando em consideração problemas de solubilidade dos reagentes e/ou produtos envolvidos):
H2SO4 + 2 NaOH -> Na2SO4 + 2 H2O
2 HCl + Ca(OH)2 -> CaCl2 + 2 H2O
HNO3 + LiOH -> LiNO3 + H2O
H2P2O7 + Mg(OH)2 -> MgP2O7 + 2H2O
3 HCl + Fe(OH)3 -> FeCl3 + 3 H2O
Como podem ser observados, os sais produzidos possuem caráter praticamente neutro, pois são derivados de ácidos e bases de mesma força. Entretanto, nem todas as reações ácido-base são de neutralização total. Ou seja, o sal resultante da reação possui caráter ácido ou básico pela presença de um ou