REACAO DE NEUTRALIZACAO
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
VALDINAR OLIVEIRA SILVA
GUILHERME O. DO NASCIMENTO
RONNYCLEY A. DO NASCIMENTO
IAGO DE JESUS MARQUES
LEONARDO LIMA DA SILVA
REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
Porto Velho – RO
Data 31/10/2013
REAÇÃO DE NEUTRALIZACAO
VALDINAR OLIVEIRA SILVA
GUILHERME O. DO NASCIMENTO
RONNYCLEY A. DO NASCIMENTO
IAGO DE JESUS MARQUES
LEONARDO LIMA DA SILVA
Relatório de aula prática entregue pelos discentes: Guilherme do nascimento; Iago de Jesus; Leonardo lima; Ronnycley do nascimento e Valdinar oliveira, a Prof. Leidiane Caroline Lauthartte como requisito avaliativo da disciplina QUÍMICA FUNDAMENTAL.
Porto Velho – RO
Data 31/10/2013
1. INTRODUÇÃO
O presente relatório descreve os resultados alcançados, os métodos utilizados e os instrumentos empregados durante a prática laboratorial, decorrente do dia 10 de outubro, no qual estabelecia uma reação de neutralização.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Ácidos e Bases Ácidos e bases (também chamadas de álcalis) são costumeiramente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. São componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. Segundo cientista sueco Svante Arrhenius os ácidos como substancia em solução aquosa, liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, em solução aquosa, liberam hidroxilas, Íons negativos (OH-). Os ácidos possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome. Já as bases tem gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). É possível medir a concentração de hidrogênio Iônico através da escala de pH. Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
Reação de