Expressionismo
Disciplina: Português
Turma:
EXPRESSIONISMO
São José, 24 de Agosto de 2013
Expressionismo
O Expressionismo é um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do autor, não tanto a representação objetiva da realidade. As obras revelam um lado pessimista da vida, desencadeado pelas circunstâncias históricas de determinado momento.
O expressionismo surgiu no final do século XIX e iniciou no século XX. Seu marco ocorreu na Alemanha, onde atingiu vários pintores num momento em que o país atravessava um período de guerra. No expressionismo, o maior objetivo é potencializar o impacto emocional do expectador exagerando e distorcendo os temas. As obras utilizam cores patéticas, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. E existe predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Além de sua forte manifestação na pintura, o expressionismo foi marcante também em outras manifestações artísticas, tais como: literatura, cinema, teatro, etc. Uma das obras mais importantes do expressionismo está representada pelo artista Munch em ‘’ O grito’’, e também por Van Gogh e Gaugain, que usam em suas obras profundidade psicológica e emoções inesperadas. No Brasil o movimento também foi importante Observa-se,um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social,espiritual e cultural.Os principais artistas expressionistas Brasileiros são:
Cândido Portinari- Importante pintor brasileiro, que expressava em suas obras o papel que os artistas da época propunham: denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as conseqüências desse desequilíbrio. Algumas de suas obras são: ‘’Mulher com menino morto’’, ‘’Cangaceiro’’ e ‘’ O lavrador de café’’.
Anita Malfatti- Sua arte era livre das