Reator
É um tanque agitado com escoamento contínuo e sem acúmulo de reagentes ou produtos e é operado com composição uniforme dentro do reator, a composição de saída é igual á composição do inferior do reator e a taxa da reação é a mesma em todo reator, inclusive na saída.
O reator tanque agitado contínuo (CSTR) é utilizado quando se necessita de agitação intensa e é utilizado especialmente em reações em fase líquida.
As principais vantagens do reator contínuo são: * Quase que invariavelmente, os reatores de fluxo contínuo são preferíveis aos reatores batelada, quando a capacidade de processamento requerida é grande. Embora o investimento de capital necessário seja maior, os custos operacionais por unidade do produto são menores para operação contínua do que batelada. * Pode ser usado tanto isoladamente quanto combinado em série ou bateria de CRTRs. * É relativamente fácil manter um bom controle de temperatura em um CSTR. * Facilidade do controle de qualidade dos produtos devido ao controle automático do processo.
A principal desvantagem do reator contínuo é: * A conversão do reagente por unidade de volume do reator é a menor dentre os reatores com escoamento contínuo.
Aplicação no processo de fabricação do papel
Após a etapa de picagem, onde as toras descascadas são transformadas em pequenos pedaços de madeira (cavacos), e antes da etapa de Branqueamento onde ocorre tratamento da celulose, vem a etapa da digestão.
Os cavacos de madeira, juntamente com o licor de cozimento (licor branco), sofrem um aquecimento, sob pressão, em equipamentos denominados de digestores, cuja operação pode ser descontínua ou contínua. A temperatura aumenta gradualmente durante 50 a 90 minutos até a temperatura atingir cerca de 170 °C, a qual é mantida por um certo tempo até garantir a deslignificação da madeira e liberação das fibras.