Terço
Celestial é a origem do Santo Rosário. A Virgem Maria dignou-se descer do Céu à Terra para ensiná-lo a São Domingos e pedir a sua propagação, em 1206. É uma síntese da vida de Jesus Cristo e de Nossa Senhora. Em Mediugórie, a Rainha da Paz pede para rezá-lo diariamente.
COMO REZAR
Com a MÃO DIREITA aberta, faça com o DEDO POLEGAR 3 pequenas cruzes (o primeiro traço de cada cruz é feito de cima para baixo e o segundo da esquerda para a direita):
1ª Cruz - na testa, rezando: Pelo Sinal da Santa Cruz,
2ª Cruz - nos lábios, rezando: livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, 3ª Cruz - no coração, rezando: dos nossos inimigos.
Com a MÃO DIREITA ABERTA, faça uma grande Cruz, tocando com as pontas do dedos:
1º - na testa, rezando:
Em nome do Pai,
2º - no peito, rezando: do Filho
3º - no ombro esquerdo, rezando: e do Espírito
4º - no ombro direito, rezando:
Santo. Amém. Segurando a cruzinha do Terço, reze:
Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do Céu e da Terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.
Na primeira conta grande, reze: Pai Nosso, que estais nos Céus, santificado seja o Vosso Nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O Pão Nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém. Em cada uma das 3 contas pequenas, reze: Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é Convosco; bendita sois