Reator nuclear
Breve historial
A primeira fissao nuclear foi realizada por Otton Hanh, em dezembro de 1939 em Berlim. Por este feito, foi galardoado com o premio nobel da quimica. O primeiro reactor nuclear germanico foi isntalado no Instituto Biologico Kaiser Wilhem. Nessa altura, os reactores eram chamador de “Pilhas nucleares”.
O reactor germanico era constituido por camadas de uranio e cera de parafina numa esfera de aluminio imersa na água. A pilha continha 551Kg de uranio e funcionava em regime subcritico (R), na universidade de chicago no E.U.A.
A pilha de Fermi era constituida por enorme bloco de grafite circundado de betao. O bloco de grafite possuia canais (orificios) que eram usados para produzir o uranio para produzir a reaccao em cadeia. Soprava –se tambem para o interior dos orificios, ar para oferesser e estrair a energia calorifica produzida.
Constituicao e funcionamento
A energia libertada durante a fissao nuclear é largamente utilizado nas centrais nucleares. No reactor nuclear, a energia cinetica dos fragmentos da fissao é transformada em calor.
Uma central nuclear é constituida por um reactor nuclear no qual ocorre uma reaccao em cadeia controlada, usando como combustivel nuclear o uranio ou o plutonio.
O combustivel nuclear é bombardeado por neutroes, previamente acelerando for a do reactor, dando – se assim o arranque de reaccao de ficcao. O calor produzido é absorvido pelo agente de refregeracao (água). Devido á acção da bomba “”, o agente de refregeracao abandona o reactor em direccao ao permutador de calor, levando a água do permutador à ebolição.
O vapor produzido ferve para girar a turbina “T” que esta acoplada ao gerador “G”. porem, uma vez desencadeada a reaccao de fissao, é necessario controla – la, moderando a produção de neutrões de fissão.