descartes
*filósofo, físico e matemático;
*nasceu em 31 de março de 1596 em La Haye em Touraine, Indre-et-Loire, França;
*faleceu em 11 de fevereiro de 1650 aos cinquenta e três anos na cidade de Estocolmo, Suécia;
*viveu durante a Idade Moderna, período no qual era conhecido por seu nome latino Renatus Cartesius.
A dúvida e o Método de Descartes
A dúvida para René Descartes era tida como algo não concreto de forma que para chegarmos a alguma certeza é preciso seguir uma lógica, e para isso ele nos oferece seu Método como forma de percorrer este caminha até a certeza de forma a compreendermos ao máximo tudo aquilo que nos é oferecido. Para isso precisamos seguir algumas etapas, expressas a seguir:
Os quatro preceitos da lógica do Método de Descartes
“O primeiro era o de nunca aceitar algo como verdadeiro que eu não conhecesse claramente como tal; ou seja, de evitar cuidadosamente a pressa e a prevenção, e de nada fazer constar de meus juízos que não se apresentasse tão clara e distintamente a meu espírito que eu não tivesse motivo algum de duvidar dele. O segundo, o de repartir cada uma das dificuldades que eu analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis e necessárias a fim de melhor solucioná-las.
O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, iniciando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para elevar-me, pouco a pouco, como galgando degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e presumindo até mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros.
E o último, o de efetuar em toda parte relações metódicas tão completas e revisões tão gerais nas quais eu tivesse a certeza de nada omitir.”
(O quatro preceitos anteriores foram retirados do “Discurso do Método” Segunda Parte, páginas 37 e 38).
Logo após entendermos as quatro etapas (preceitos) do Método de Descartes você verá que para efetua-lo precisará, seguindo as etapas, primeiramente dividir em