Reatividade Dos Metais
1 – INTRODUÇÃO: A reatividade dos metais varia com a sua eletropositividade, logo, quanto mais eletropositivo for o elemento, mais reativo será o metal. Os metais reativos são aqueles que possuem grande tendência a perder elétrons, logo, formam íons positivos com mais facilidade. Os metais mais reativos aparecem no início da fila de reatividade.
2 – OBJETIVO Mostrar a reatividade dos metais e comparar o seu tempo de reatividade.
3 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 – Materiais e Substâncias
3.1.1 – Foram utilizados na experiência os seguintes materiais:
Placa de petri
Tubo de ensaio
Suporte para tubo de ensaio
Espátula
3.1.2 – Foram utilizadas as seguintes substâncias:
Cu
Zn
Fe
Al
Mg
HCl
Na
H2O
HNO3
Fenolftalina
3.2 – Procedimento Na primeira experiência, colocou-se os metais (Cu, Zn, Fe, Al e Mg) em tubos de ensaios, separadamente. Depois foi colocado em cada tubo, com seu respectivo metal, HCl e observou-se que os metais Mg, Al, Zn, e Fe (nessa ordem) reagiram mais rapidamente. O Cobre não reagiu. Na segunda experiência, colocamos H2O (água destilada) na placa de petri e adicionamos 3 gotas de fenolftalina. Depois, com a espátula, adicionamos Na (sódio metálico) na mistura de H2O com fenolftalina. Na terceira experiência, colocamos o cobre em um tubo de ensaio e adicionamos HNO3 (ácido nítrico) no tubo.
4 – RESULTADOS E DISCUSSÃO Na primeira experiência, quando adicionamos HCl nos tubos de ensaio com metais, obtivemos os resultados:
Mg – foi o primeiro a reagir
Al – foi o segundo a reagir
Zn – foi o terceiro a reagir
Fe – foi o quarto a reagir
Cu – não reagiu
Os metais que reagiram mais rápido são os mais reativos. Na segunda experiência, quando adicionamos Na mistura de H2O com fenolftalina, acontece a reação fazendo com que a mistura fique lilás. Depois se adiciona ácido, e a mistura volta a ser incolor. Na terceira experiência, acontece a reação e o líquido fica azul, gerando também um gás laranja, NO2 (dióxido de