reatividade de metais
MARIANA PETERLINI - 11310757
MARINA CAMILO -
PAULO TRANQUILO -
RAFAEL REIS -
DATA DO EXPERIMENTO: 12/02/2013
DATA DA ENTREGA: 12/03/2013
INTRODUÇÃO
Leis e fatos científicos são baseados na regularidade dos dados obtidos através de observações experimentais. Para isso é preciso levar em consideração a confiabilidade e as limitações dos dados utilizados. Erros de medida ocorrem quando há uma diferença no valor experimental comparado ao valor real. Essa diferença acontece quando um equipamento não calibrado é utilizado, quando ocorre algum erro durante o procedimento, entre outras situações. A precisão de uma medida se refere à concordância entre diferentes determinações de uma mesma medida. Diferenças podem ser notadas com a utilização de equipamentos diferentes, alguns mais precisos que outros.
OBJETIVO
Aprender técnicas de medidas de temperatura, massa e volume. Diferenciar as vidrarias e a precisão de cada uma delas.
METODOLOGIA
EXPERIMENTO 01 - MEDIDA DE TEMPERATURA Foram colocados 50 ml de água em um Béquer e então foi medida a sua temperatura com o Termômetro. Foram adicionados dois cubos de gelo nesse mesmo Béquer e a cada minuto foi medida a temperatura até que ela ficasse constante. EXPERIMENTO 02 - MEDIDA DE MASSA
Um Béquer foi pesado antes e depois de serem adicionadas 100 gotas de água destilada. Então foi determinada a massa e o volume de uma gota e a massa equivalente a 1 ml de água.
EXPERIMENTO 03 - MEDIDA DE VOLUME
Um Erlenmeyer de 100 ml foi pesado e sua massa foi anotada. Foram medidos 10 ml de água em uma proveta e transferidos para o Erlenmeyer, que foi pesado novamente. Então mais 10 ml foram adicionados e pesados. Posteriormente, foi realizado o mesmo procedimento utilizando uma pipeta volumétrica de 10 ml.
Materiais:
Termômetro – Instrumento apropriado para medida de temperatura.