REAPROVEITAMENTO DO LIXO DOMÉSTICO NA CONFECÇÃO DE ARTESANATO
Esse trabalho propõe a confecção de artesanato apartir do lixo doméstico, de forma a utilizá-los para ornamentação ou como fonte de renda.
REAPROVEITAMENTO DO LIXO DOMÉSTICO NA CONFECÇÃO DE ARTESANATO SILVA, Helen Rodrigues1, PINTO, Ione Conceição Pereira2; MELO, Alcimeire Alvarado3; SOUZA, Iris Batista4; ALVES, Silfarle Teles5; SANTANA, Valdenizio Leão6; COSTA, Juciney dos Santos7; NASCIMENTO FILHO, Virgilio Bandeira8; SOARES, Simone Cardoso9. 1,3,4,5,6,7Acadêmicos do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); 2Bioquímica; 8Co-orientador do trabalho, Especialista em Didática do Ensino Superior (Faculdade Tahíri), Pedagogo (UFPa), Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 9Orientadora do trabalho, Mestra em Ciências Médicas (USP), Bióloga (UFPa), Docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). End. para correspondência: Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - UEA. Av. da Amizade, n. 74, Centro, Tabatinga-AM. Fone/Fax: (97) 3412-4980. E-mail: simone@uea.edu.br. RESUMO
Os impactos gerados no meio ambiente pelo acúmulo de lixo estão cada vez mais interiorizados e a busca de estratégias e intervenções para minimizá-los no município de Tabatinga-AM foi o alvo deste trabalho. Foram feitas coletas de dados nos bairros mais populosos desse município. Através da educação ambiental e promoção de oficinas de artesanato a população desses bairros foi sensibilizada para a problemática do lixo e reaproveitamento de resíduos visando o trabalho artesanal. Verificou-se a carência de informações e falta de conhecimento para aplicação do reaproveitamento de resíduos sólidos como ornamentos, fonte de renda e conseqüente diminuição desses resíduos no lixão da cidade. Palavras - chave: Meio ambiente, reciclagem, reaproveitamento.
INTRODUÇÃO
Os lixos urbanos, quando acumulados, causam diversos prejuízos à população e