REAPROVEITAMENTO DE PNEUS
Daniel Oliveira
Daniela de Melo Matos
Kaio Henrique
Mayara Jacques Andrade
Philipe Khemil Silveira Said
RESUMO
A fabricação e consumo de pneus é crescente com o passar dos anos e proporcionalmente tem causado impactos ambientais devido ao seu descarte inadequado. As conseqüências de um manuseio inadequado do produto pós consumo vai de danos ambientais, prejuízos até questão de saúde pública. Os pneus são descartados em aterros ou diretamente na natureza. Através da revisão da literatura procurou-se conhecer todos os aspectos envolvidos no manuseio de pneus como fabricação, composição, dados de consumo, aspectos legais e fiscalização, reaproveitamento e reciclagem, listando diversas opções para destinação final dessa matéria. Através desse estudo pode verificar que ainda há um grande desconhecimento da população em como fazer ou onde descartar pneus e poucos serviços de informatização sobre esse ponto. Existem muitas campanhas sobre preservação do meio ambiente e prevenção de doenças causadas por vetores que encontram nos pneus descartados meio para reprodução, porem não existe o mesmo número para que todo o processo de reciclagem e reaproveitamento seja instruído à população.
Palavras-chave: Pneu, Reciclagem, Reaproveitamento.
1. INTRODUÇÃO
Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas - ONU é "aquele que atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades". (Relatório Brundtland, “Nosso Futuro Comum”).
Segundo Souza (2011) , o desenvolvimento sustentável do ponto de vista econômico, social e cultural é necessário se a sociedade quiser preservar o meio ambiente e proporcionar que as gerações futuras tenham uma melhor qualidade de vida. O pneu inservível constitui preocupação, já que a sua produção apresenta contínuo crescimento.