Trabalho parcial TCC
1 - Desenvolvimento
1.1 – Pneu e meio ambiente
O estudo do trabalho apresentado, trata-se, dentre outros fatos a importância em relação ao meio ambiente, o qual é prejudicado diariamente pelo descaso de uma parte da sociedade, quando o assunto esta associado ao reaproveitamento de pneus.
O processo de trituração dos pneus está relacionado com a logística e principalmente, com a relação ao meio ambiente na parte que diz respeito aos resíduos sólidos. O pneu está enquadrado em relação ao meio ambiente como um resíduo sólido, o qual existe uma portaria específica sobre leis de reaproveitamento deste produto.
Para um desenvolvimento sustentável há a necessidade que se pense no reaproveitamento deste produto para diversas áreas, com isso teremos uma sociedade economicamente desenvolvida.
1.1.1 – Impacto Ambiental
Vários problemas ambientais são associados ao descarte inadequado de pneus. Consensualmente, é considerada a destinação mais agressiva ao meio ambiente o descarte de pneus ao ar livre, nos campos, terrenos, matas, rios, córregos, lagos e mesmo em áreas desertas.
Em contato com o ambiente, causam entupimento de redes de esgoto, enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários, além do péssimo aspecto que deixam na paisagem, os pneus assim descartados representam graves ameaças à saúde humana, sua forma de tubo aberto retém água que favorece a proliferação de insetos nocivos e transmissores de doenças como a dengue.
O gerenciamento adequado dos resíduos sólidos urbanos constitui um dos grandes desafios enfrentados pelos municípios devido aos aspectos sanitários, ambientais e econômicos envolvidos. Tal acúmulo ocorreu porque esta questão foi tratada por vários anos como uma conseqüência indesejada, mas inevitável, do desenvolvimento econômico, e sempre foi carente de regulação e fiscalização intensivas. Assim, o descuido com o meio ambiente gerou a poluição das águas, solo e ar, degradação da natureza, perda de